Os transporte de cargas especiais indivisíveis, é um processo que desloca equipamentos de grandes dimensões e peso, que ultrapassam os limites de transportes permitidos por lei, pois necessário uma autorização para a realização de seus translato, a chamada Autorização Especial de Tráfego.

Autorização Especial de Trânsito é o documento expedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, para veículo ou combinação de veículos utilizados no transporte de carga, que não se enquadre nos limites de peso e dimensões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito - Contran.

Tipos de equipamento que engloba cargas especiais são colheitadeiras, transformadores, pás de aerogeradores, máquinas de uso industrial e outros, peças que são fixadas por rebites, soldas ou que não podem ser desmontadas.

O texto acima "Cargas Transportadas " é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.