A CNH não é nada mais que um documento de cunho obrigatório do qual da a permissão necessária para que as pessoas possam conduzir veículos de diferentes tipos, já que o veículo é uma forma mais cômoda e facilitada para se locomover pelos lugares diariamente, fazendo com que não seja mais necessário o uso de transportes públicos.

Documento de porte obrigatório

Portanto para dirigir é necessário que se tenha esses documento em mãos, seja para conduzir carros, motos, caminhões ou ônibus, onde cada um se encaixa em uma categoria diferente, sendo assim de extrema importância a obtenção do mesmo.

Mas para poder tirar uma carteira de motorista é necessário primeiramente se encaixar nos padrões estipulados pelos órgãos regularizadores do trânsito, como ter a idade superior a 18 anos, ser alfabetizado e possuir os documentos próprios devidamente regularizados.

Além de servir como documento oficial de identidade pelas informações que são contidas nele, a CNH é uma forma de controle das infrações e atividades realizadas no trânsito pelos condutores, para que assim o Detran fique a par e possa aplicar as punições necessárias, como a carta de motorista suspensa, fazendo com que assim o condutor perca o direito de dirigir por um determinado tempo.

O texto acima "Infrações e a carta de motorista suspensa" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.