O objetivo do treinamento é capacitar e qualificar profissionais, quanto à movimentação de cargas de forma segura e eficiente, nas operações envolvendo guindaste de torre e grua da construção civil, visando a melhoria de produtividade, conservação do equipamento e o comprometimento com os aspectos de segurança e saúde, conforme NR 18.

Nas atividades do sinaleiro de grua, conteúdos programáticos que são estudados para melhor capacitação do funcionário é:

1.Introdução a movimentação de cargas;

2.Estropos, eslingas e lingadas;

3.Procedimentos administrativos;

4.Acessórios de montagem;

5.Legislação e normas nacionais e internacionais (ABNT, ASME e NRs);

6.Sistemas de segurança;

7.Guindastes;

8.Termos técnicos;

9.Leitura e interpretação do plano de orçamento;

10.Montagem e instalação;

11.Sinalização manual para movimentação de cargas (NBR 11463);

12.Amarração de cargas.


Profissionais interessados nos tipos de atividades executadas nesse cargo, tem um excelente curso com objetivo de capacitar, melhorar, esclarecer, habilitar e proporcionar o melhor conhecimento para operação dos trabalhos, como o, curso de sinaleiro de guindaste.

O texto acima "Sinaleiro de Grua /Amarrador de Cargas" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.